O primeiro-ministro, Luís Montenegro, “tem estado a supervisionar a coordenação do combate aos incêndios que estão a atingir o País nesta conjuntura meteorológica extremamente difícil”. Tem também “mantido contactos com líderes da União Europeia e de parceiros europeus para garantir o apoio internacional necessário ao abrigo do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.
“O Governo está plenamente empenhado no combate aos incêndios e o foco exigido pela situação levou o primeiro-ministro a cancelar os compromissos na agenda de hoje e de amanhã”, realça um comunicado do Gabinete de Luís Montenegro.
No mesmo comunicado, o “primeiro-ministro agradece o extraordinário trabalho dos bombeiros, da Protecção Civil, das Forças Armadas, das Forças de Segurança, das autoridades municipais e das demais entidades envolvidas neste esforço colectivo”.
Por outro lado, o primeiro-ministro “ecoa o apelo para que as populações das regiões afectadas sigam com rigor as orientações das Forças de Segurança relativas ao trânsito e mobilidade, para reduzir o risco inerente à situação e não perturbar os esforços de combate aos incêndios”.
Agricultura e Mar