O GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, informa que já foi disponibilizado novo relatório de Monitorização Agrometereológica e Hidrológica referente ao ano hidrológico 2023/2024, referente ao mês de Julho.
Avança o documento do Grupo de Trabalho de assessoria técnica à Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca que “no mês de Julho verificou-se uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em todo o território de Portugal continental”. Destacam-se as regiões do Nordeste, Baixo Alentejo e Algarve com valores inferiores a 10%.
De acordo com o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index) — índice que se baseia no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo; permite detectar a ocorrência de períodos de seca e classifica-os em termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema) —, “no final de Julho verificou-se um aumento da intensidade em seca meteorológica na região Sul, com os distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal e Portalegre na classe de seca meteorológica moderada. Aumento da área na classe seca severa nos distritos do Algarve e Beja”, acrescenta o relatório.
E adianta que, em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de Julho verificava-se: 2,5 % na classe de chuva moderada, 8,8 % na classe de chuva fraca, 29,2 % na classe normal, 19,1 % na classe de seca fraca, 31,2 % na classe de seca moderada e 9,2 % na classe seca severa.
Por outro lado, “o mês de Julho de 2024 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação”, registando um valor médio de 23.15 °C, + 0.65 °C em relação ao valor da normal 1981-2010 Foi o 9º mais quente desde 2000.
O valor da quantidade de precipitação acumulada até final de Julho, no ano hidrológico 2023/2024 , de 934.4 mm, corresponde a 119% do valor normal 1981-2010. O total acumulado neste ano hidrológico continua superior ao valor médio 1981-2010 e ao que se verificava no ano anterior, com uma diferença de cerca de + 151 mm.
Pode ler o Relatório de Julho de 2024 aqui.
Agricultura e Mar