O Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, acolhe no próximo dia 25 de Setembro, um evento dedicado à agroflorestação na Europa, que será organizado pela RefreSCAR e parceiros da Rede CAP, onde o principal objectivo será destacar a importância da agroflorestação com sobreiros.
Participarão grupos operacionais e redes temáticas da Rede CAP, partilhando conhecimentos sobre projectos de agroflorestação europeus.
O evento é financiado pela União Europeia e contará com a presença da Federação Europeia de Agroflorestação (EURAF).
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
O projecto RefreSCAR – Improved coordination of national and European bioeconomy research and innovation programmes in the ERA through strengthened SCAR Working Groups, liderado pela TEAGASC – Irish Agriculture and Food Development Authority (Irlanda), tem como principal objectivo facilitar o melhoramento da coordenação dos programas de investigação na Bioeconomia Europeia na Área de Investigação Europeia através de um fortalecimento dos Grupos de Trabalho do SCAR (Standing Commitee on Agricultural Research).
O Comité Permanente de Investigação Agrícola (Standing Committee on Agricultural Research – SCAR) é uma comissão de longa data dos Estados-membros da UE e países associados, presidido pela Comissão Europeia. Tornou-se uma fonte respeitada de aconselhamento sobre a investigação agrícola europeia e a investigação bioeconómica em geral e tem sido um catalisador para a coordenação de programas nacionais de investigação e inovação (I&I). É apoiado nestas funções estratégicas por Grupos de Trabalho (GTs) do SCAR, incluindo um Grupo de Prospectiva, que fornece aconselhamento e contributos especializados em domínios específicos.
O RefreSCAR fortalecerá o funcionamento estratégico e as capacidades dos GTs SCAR, a fim de facilitar uma melhor coordenação dos programas nacionais e europeus de P&I em bioeconomia. Através de um conjunto de ferramentas de medidas, o RefreSCAR fornecerá apoio científico robusto aos GTs SCAR através de análises regulares de portfólio de projectos, estudos especializados e apoio ao processo SCAR Foresight. Combinado com apoio administrativo prático, isto permitirá uma organização, facilitação e comunicação melhor estruturadas das actividades do GT SCAR em temas de relevância para o Horizonte Europa, a Política Agrícola Comum, o Pacto Ecológico Europeu, a Europa Digital e as Estratégias do Prado ao Prato e da Biodiversidade.
Agricultura e Mar