Início / Featured / Navio hidrográfico da Marinha faz primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

Navio hidrográfico da Marinha faz primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

O navio hidrográfico da Marinha NRP D. Carlos I encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos nos montes submarinos Gettysburg e Ormonde, os picos principais do banco do Gorringe, no âmbito do programa SEAMAP 2030.

Ao longo de 130 horas de sondagem o navio da Marinha usou os modernos sistemas de sondadores multifeixe para efectuar o levantamento de uma área de 2 200 quilómetros quadrados, recolhendo os dados batimétricos que oferecem pela primeira vez um modelo completo e contínuo do Banco do Gorringe, realça uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa.

Esta montanha submarina foi registada pela primeira vez em 1875 por Henry Gorringe, comandante do navio norte-americano Gettysburg, no decurso de uma missão de mapeamento do fundo Atlântico.

O programa SEAMAP 2023 é um programa conduzido pelo Instituto Hidrográfico com o objectivo de obter uma cobertura batimétrica, contínua e completa, com multifeixe, do mar Português. “Com o esforço actual completa-se o modelo de uma estrutura geológica de características únicas situada a 240 km a Oeste-Sudoeste do Cabo de S. Vicente. É a maior montanha submarina portuguesa com profundidades que variam desde os 5 000 metros, na sua base, até aos 25 metros na zona menos profunda”, acrescenta a mesma nota.


​​​
“É através de parcerias de desenvolvimento assim como do trabalho do Comando Naval juntamente com o Instituto Hidrográfico que são realizadas missões no âmbito científico para promover a investigação e o monitoramento ambiental”, realça.

Desde 2015, o banco do Gorringe integra a lista de áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000, um reconhecimento do valor natural desta montanha singular que se ergue no fundo do mar.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.