A The Navigator Company encontra-se no topo da lista das empresas de Paper & Forestry com menor risco ESG para investidores, de acordo com o ESG Risk Rating 2024 da Sustainalytics.
Com uma pontuação de 11,6 neste ranking, a Navigator ocupa o 1º lugar da lista de 85 empresas globais que fazem parte do cluster de indústrias de Paper & Forestry e, igualmente, o 1º lugar no subconjunto de 63 das que integram o cluster Paper & Pulp, estando no top 5% entre mais de 16.200 empresas mundiais em todos os segmentos de actividade, avança uma nota de imprensa da empresa.
À data de 12 de Julho, a Navigator surge, assim, na franja inferior do nível de risco “baixo”, com a grande maioria dos temas a apresentar-se com risco “negligenciável”. “A aposta contínua no reforço das práticas relativas aos aspectos ambientais, sociais e de governance do negócio da empresa traduz-se numa sólida gestão da sua exposição aos riscos ESG, avaliada em mais de 70 indicadores do framework da Sustainalytics, o que permitiu evoluir de forma muito significativa neste rating”, acrescenta a mesma nota.
Os ESG Risk Ratings da Sustainalytics medem a performance em sustentabilidade de uma empresa e, para tal, avaliam a exposição aos riscos materiais ESG, relacionados com factores ambientais, sociais e de governo societário, bem como a forma como a empresa faz a sua gestão.
Os indicadores avaliados abrangem temas relacionados com governo societário, gestão das emissões de carbono, resíduos e efluentes, gestão da água, relações com as comunidades, produtos e serviços, capital humano, saúde e segurança no trabalho, uso da terra e biodiversidade, e governance de stakeholders.
A avaliação e o bom posicionamento da Navigator neste ranking “espelham o trabalho levado a cabo pela empresa, no sentido de integrar a sustentabilidade como prioridade no seu modelo de negócio, demonstrando a capacidade de antecipar e gerir os riscos ESG na condução das suas actividades”, adianta a mesma nota.
Em 2023, a Navigator já tinha sido classificada como empresa de baixo risco para investidores e reconhecida como uma “ESG Industry Top Rated Company” neste mesmo rating. Mas em 2024 melhorou de forma expressiva a pontuação e o seu posicionamento.
A empresa destaca-se ainda como membro do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, organização de elevada relevância global no campo da sustentabilidade e que reúne algumas das maiores empresas do mundo. A Navigator é também a única empresa portuguesa a participar no Forest Solutions Group, grupo sectorial para a floresta daquela organização.
Salienta a mesma nota que, no final de 2022, a empresa viu as suas metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa serem aprovadas por parte da Science Based Targets initiative (SBTi), afirmando a sua liderança em sustentabilidade e a sua ambição na procura de soluções para o desafio climático, em linha com a ciência.
E recorda ainda que, em Fevereiro de 2024, a Navigator foi novamente distinguida como líder no combate às alterações climáticas e na gestão florestal, recebendo a classificação de (“A-“) pelo CDP – Disclosure Insight Action.
Ao mesmo tempo, a empresa tem vindo “a reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social ao assinar o Pacto Mais e Melhores Empresas para Jovens”. Este pacto visa criar condições mais favoráveis para a entrada e desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e a capacitação profissional.
Também no início deste ano, a Navigator aderiu ao United Nations Global Compact e aos seus 10 princípios focados nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, protecção ambiental e combate à corrupção, com o objectivo de promoção de uma conduta empresarial responsável.
Agricultura e Mar