Início / Featured / Mergulhadores da Marinha Portuguesa integram missão internacional da NATO
© Marinha Portuguesa

Mergulhadores da Marinha Portuguesa integram missão internacional da NATO

Uma equipa de mergulhadores, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 3, iniciou ontem, 19 de Julho, e até 5 de Outubro, mais uma missão no âmbito da NATO. A cerimónia de despedida realizou-se dia 18 de Julho, na Esquadrilha de Subsuperfície, na Base Naval de Lisboa, tendo sido presidida pelo Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, informa a Marinha Portuguesa.

​Esta equipa, constituída por quatro militares e comandada pelo Primeiro-tenente Hugo Almeirim Bravo, estará a bordo de um navio da Marinha Lituana durante a missão Standing NATO Mine Countermeasures Group 1 e irá ser empenhada em exercícios e operações de guerra de minas, refere uma nota de imprensa da Marinha.

E acrescenta que esta Força Nacional Destacada encontra-se também pronta para um eventual emprego operacional no âmbito do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no quadro da NATO. Simultaneamente, irá contribuir para garantir a liberdade de navegação e liberdade de acção no Mar Báltico, promovendo a segurança marítima, principalmente nas operações de inactivação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino.

Durante todo o período da missão, está previsto ainda a equipa de mergulhadores participar em vários exercícios internacionais no âmbito da NATO, o que permitirá em paralelo certificar os militares nas áreas do mergulho profundo, na inactivação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino e na operação de sistemas não tripulados a grandes profundidades, salienta a mesma nota.

A Marinha, no âmbito das Assurance Measures para aquela região, contribui desde 2018 com o empenhamento de equipas de mergulhadores constituídas por 4 militares, que antes da sua projecção recebem um plano de treino e de formação específico por forma a estarem aptos a integrarem este tipo de missões no Mar Báltico.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.