Início / Agricultura / Pedro Frazão: Caçabrava é “exemplo naquilo que é a ajuda à natureza na sua reconstituição e reparação”
© Chega

Pedro Frazão: Caçabrava é “exemplo naquilo que é a ajuda à natureza na sua reconstituição e reparação”

Os deputados do Chega, Pedro dos Santos Frazão e Luísa Areosa, visitaram ontem, 24 de Junho, a Caçabrava, instalada no concelho de Tomar. Foram recebidos pelo fundador da empresa, Fernando Jorge Ferreira, criador de aves cinegéticas em 1995.

Para Pedro dos Santos Frazão, 30 anos depois da sua fundação, “a Caçabrava é o melhor e maior criador de perdizes, patos-bravos e faisões da Península Ibérica”. “Um exemplo naquilo que é a ajuda à natureza na sua reconstituição e reparação”.

Aqueles deputados conheceram nesta visita os núcleos de produção da Caçabrava, que produz 300 mil patos bravos, 400 mil faisões e 600 mil perdizes por ano, a maioria para exportação. Esta empresa gera milhões de euros em facturação e garante 80 postos de trabalho directos e mais de 300 indirectos.

“Os patos são criados ao ar livre com todas as condições de bem-estar e depois são exportados para muitos países, gerando muitos milhões de negócio, muitos postos de trabalho e economia vibrante aqui no município de Tomar”, frisa Pedro Frazão, realçando que Fernando Jorge Ferreira abriu “as instalações que se revestem do maior segredo da sua actividade de criador de aves: os seus incubadores”.

Caçabrava

Fernando Jorge Ferreira iniciou a sua actividade como criador de aves cinegéticas em 1995 na zona de Santa Cita. Apaixonado pela caça, rapidamente percebeu que o declínio nas espécies naturais era evidente e se algo não fosse feito estas aves seriam levadas à extinção. Assim nasceu a Caçabrava apoiando e assistindo os cotos de caça mais exigentes na Península Ibérica.

A empresa selecciona os seus animais com base nas suas características naturais de campo “objectivando animais resistentes, robustos e com capacidade reprodutiva, tendo obtido certificação de pureza genética pela Universidade de Madrid”.

A Caçabrava dispõe de nutricionistas, veterinários e técnicos que prestam o seu apoio durante todo o ciclo, garantindo que as aves crescem com saúde e resistência.

“Durante todo o ciclo prezamos pelas características naturais dos animais, colocando na alimentação cereais produzidos pela nossa empresa, para que a adaptação no campo seja perfeita. Introduzimos na alimentação milho, trigo, sorgo e repiso de tomate”, realçam os responsáveis pela Caçabrava.

Mas, a actividade da Caçabrava não se restringiu à criação de perdizes, patos e faisões. Em 2012 começou um projecto de criação de bovinos da raça Aberdeen-Angus.

E em 2015 abriu a sua loja agrícola que “fomenta o comércio rural”, tendo continuado o seu crescimento com a abertura, em 2016, da vertente de eventos no seu salão, “onde têm lugar os mais bonitos e charmosos casamentos de Tomar”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.