A quarta Conferência Europeia para a Transformação Biológica vai juntar, em Sevilha, líderes europeus da fileira da agricultura biológica e da transformação de produtos biológicos. A conferência realiza-se a 24 e 25 de Novembro.
Durante esses dois dias, especialistas e produtores vão partilhar os seus conhecimentos e experiência nas áreas de desenvolvimento de produtos, tendências de mercado, abordagens inovadoras e políticas da União Europeia para o crescimento do mercado.
A última edição, em 2014, reuniu em Paris 150 profissionais da área e directores-gerais de empresas do ramo biológico, que representaram mais de metade dos participantes, segundo a IFOAM, que organizou o evento juntamente com a SYNABIO.
Outros participantes incluíram decisores políticos e representantes de certificadoras. Um dos temas mais discutidos foi a necessidade de assegurar a qualidade e a não contaminação dos alimentos biológicos transformados.
Em 2016, o crescimento do mercado de comida biológica na Europa voltou a aumentar, desta vez para 24 mil milhões de euros nos 28 Estados-membros da União Europeia (26,2 mil milhões de euros no continente). Este mercado tem mantido um crescimento muito importante nos últimos anos, tanto junto dos consumidores europeus, como em termos das terras agrícolas destinadas ao modo de produção biológico, que representam já 5,7% da área agrícola total da UE-28.
O programa da quarta conferência pode ser consultado aqui.
Agricultura e Mar Actual