Início / Agricultura / UE autoriza preparação da Kemin Europa de endo–1,4-beta-xilanase como aditivo em alimentos para todas as espécies de aves de capoeira

UE autoriza preparação da Kemin Europa de endo–1,4-beta-xilanase como aditivo em alimentos para todas as espécies de aves de capoeira

A Comissão Europeia autorizou uma preparação de endo–1,4-beta-xilanase produzida por Komagataella phaffii ATCC PTA-127053 como aditivo em alimentos para todas as espécies de aves de capoeira de engorda, de reprodução e criadas para postura ou criadas para reprodução, sendo detentora da autorização a Kemin Europa.

Segundo o Regulamento de Execução (UE) 2023/2802 da Comissão, de 18 de Dezembro de 2023, a utilização dessa preparação de endo–1,4-beta-xilanase produzida por Komagataella phaffii ATCC PTA-127053 já foi autorizada para todas as aves de capoeira poedeiras pelo Regulamento de Execução (UE) 2023/668 da Comissão, com base nas conclusões do parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, de 29 de Junho de 2022.

E adianta aquele Regulamento de Execução que “nos seus pareceres de 29 de Junho de 2022 e de 11 de Maio de 2023, a Autoridade concluiu que, nas condições de utilização propostas, a preparação de endo–1,4-beta-xilanase produzida por Komagataella phaffii ATCC PTA-127053 é segura para todas as espécies de aves de capoeira, para os consumidores e para o ambiente”.

Concluiu igualmente que aquela preparação “não é um irritante para os olhos e a pele, mas deve ser considerada um sensibilizante cutâneo e respiratório. A Autoridade chegou ainda à conclusão de que [aquela preparação] tem potencial para ser eficaz para todas as espécies de aves de capoeira, nas condições de utilização propostas. Não considerou que houvesse necessidade de requisitos específicos de monitorização pós-comercialização”.

A Comissão Europeia considera assim que “a preparação de endo–1,4-beta-xilanase produzida por Komagataella phaffii ATCC PTA-127053 satisfaz as condições de autorização previstas no artigo 5.o do Regulamento (CE) n.o 1831/2003. Por conseguinte, a utilização dessa preparação deve ser autorizada para todas as espécies de aves de capoeira de engorda, de reprodução e criadas para postura ou criadas para reprodução”.

Além disso, a Comissão considera que “devem ser tomadas medidas de protecção adequadas para evitar efeitos adversos para a saúde dos utilizadores do aditivo”.

Kemin Industries

A Kemin Industries fornece nutrição e suporte imunológico para animais de estimação e de produção. Foi fundada em 1961 nos Estados Unidos, tendo actualmente clientes em 120 países.

O departamento de Nutrição e Saúde Animal da Kemin, com sede na Europa, Médio Oriente e Norte de África (EMENA), dedica-se a desenvolver ingredientes que ajudem os produtores a criar gado e aves saudáveis ​​e a apoiar os seus clientes com “serviços inovadores a nível local”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.