A Revista Mais Alentejo está de volta com os Prémios Alentejo. A votação para a edição de 2023 está já a decorrer, até às 23:59 do dia 8 de Outubro. Estão nomeados cinco finalistas para cada uma das 17 categorias em concurso.
Para a categoria “Mais Empresa”, directamente relacionada com o pulsar empresarial da região, estão nomeadas cinco empresas, com actividades bem diversificadas, mas que “têm em comum o traço fundamental de muito contribuírem para o desenvolvimento do Alentejo”, refere a Revista Mais Alentejo.
Seguindo a ordem (alfabética), pela qual vão ser anunciadas no palco da XXI Gala dos Prémios Alentejo, “comecemos pela APS-Porto de Sines, cuja importância estratégica para o Alentejo e o País ninguém ousará contestar. Depois uma empresa sediada em Évora, nascida da veia empreendedora da família Dourado, com Sandra a ser a mulher do leme, a Dourado Distribuição. Segue-se a empresa de Alqueva, que toda a gente aprendeu a conhecer, a EDIA, com sede em Beja. Ainda a Fertiprado, localizada em Vaiamonte, especialista na área agrícola, nomeadamente, na vertente da alimentação animal”. Para terminar, na categoria Mais Empresa, surge a Montaraz, situada em Garvão, concelho de Ourique, unidade transformadora do famoso porco alentejano.
Azeite e vinho
Na categoria “Mais Azeite”, a Azamor, herdade situada em Vila Viçosa, a Olinorte, em Aljustrel, no Baixo Alentejo, que tem ao leme a experiência de Luís Rosado, a Herdade da Granja, vastíssima propriedade também localizada no concelho de Aljustrel, a Quinta do Paral, sediada em Vidigueira, e a Mainova, Vimieiro, em Arraiolos, são os nomeados.
Já na categoria “Mais Vinho”os nomeados são: Carmim, a adega de Reguengos de Monsaraz que dispensa apresentações, Fita Preta, situada perto de Évora — onde o engenho do enólogo António Maçanita não pára de surpreender —, Francisco Nunes Garcia, o “histórico” produtor de Moura, Herdade do Rocim, situada na estrada que liga Vidigueira a Cuba e, ainda, Monte da Bonança, jovem projecto de qualidade, localizado em Azaruja, Évora
75 mil votos
No final do dia 12 de Setembro, com três dias de votação, foram quase atingidos os 75 mil votos, com “o equilíbrio a ser nota dominante”. Quase todos os cinco nomeados, em cada uma das 17 categorias dos Prémios Alentejo 2023, estão separados por um pequeno número de votos, o que significa que todos podem vencer.
Vote aqui para os Prémios Alentejo 2023. Nota: é obrigatório votar em todas as categorias, caso contrário o voto é nulo.
Agricultura e Mar