Início / Agricultura / INE: preços pagos ao produtor de batata aumentam 85% em Maio de 2023. No azeite 68%

INE: preços pagos ao produtor de batata aumentam 85% em Maio de 2023. No azeite 68%

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE). no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2023, garantem que, em Junho de 2023, em termos homólogos, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor, registaram-se variações positivas na batata (+84,5%), azeite a granel (+67,5%), frutos (+40,9%), ovos (+32,4%), suínos (+25,7%), bovinos (+9,6%), ovinos e caprinos (+6,1%), hortícolas frescos (+5,6%) e aves de capoeira (+3,8%). Nas plantas e flores não se observou uma variação significativa.

Estes dados, publicados mensalmente pelo INE, costumam ser alvo de críticas dos produtores agrícolas, que os consideram “irreais”, e “feitos com base em inquéritos a dois ou três dos maiores produtores”.

Adianta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2023 que, em relação ao mês anterior (Maio), verificou-se um acréscimo no índice de preços dos frutos (+8,3%), suínos (+0,1%) e aves de capoeira (+0,9%), e um decréscimo na batata (-10,9%), hortícolas frescos (-8,5%), plantas e flores (-3,8%), bovinos (-2,5%), ovos (-2,3%) e ovinos e caprinos (-1,7%). No azeite a granel não se observou uma variação assinalável.

Preços de bens e serviços

Este novo Boletim apresenta ainda os mesmos dados de Março de 2023 (é a terceira vez) relativos ao índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) na produção agrícola, que registou um acréscimo homólogo de 1,5% naquele mês. Os maiores aumentos foram registados nos índices de preços da manutenção de materiais (+13,0%), sementes (+9,5%) e alimentos para animais (+5,6%).

Por outro lado, assistiu-se a um decréscimo nos adubos e correctivos (-10,9%) e energia e lubrificantes (-8,9%). Em comparação com o mês anterior, verificou-se um decréscimo de 0,3% nos índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, tendo a variação mais significativa sido observada nos adubos e correctivos (-5,7%), realçam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.