A Curaleaf Internacional (parte da Curaleaf Holdings), empresa líder na Europa do comércio de canábis medicinal escolheu o BlueBiz, Parque Empresarial da Península de Setúbal para as suas novas instalações na região de Setúbal.
A existência no BlueBiz de uma unidade de produção pós-colheita de canábis medicinal de grau farmacêutico, que permite realizar a secagem, corte, e embalamento da flor de canábis, por via do encerramento das operações da Clever Leaves, associado ao papel da aicep Global Parques que permitiu aligeirar o processo de transferência de contratos envolvidos, foram determinantes para a decisão do grupo Curaleaf assinar um contrato para ocupar uma área de cerca de 2.800m2, refere um comunicado de imprensa das duas organizações.
A subsidiária portuguesa da Curaleaf International, Terra Verde, irá, assim, ocupar as instalações deixadas pela Clever Leaves, promovendo “a rápida adaptação da área de processamento aos seus processos produtivos”, adianta o mesmo comunicado.
Isabel Caldeira Cardoso, CEO da aicep Global Parques sublinha que “A aicep Global Parques congratula-se em acolher a Curaleaf no BlueBiz que, centrando a sua actividade na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e componentes naturais para a indústria farmacêutica a partir de plantas naturais, constitui um contributo para o enriquecimento da presença deste cluster no Parque, valorizando o desenvolvimento económico sustentável da Península de Setúbal”.
Já Nuno Mendonça, director geral ibérico da Curaleaf International refere a propósito desta opção da empresa que “a Curaleaf congratula-se com a oportuna aquisição de uma unidade de processamento GMP de excelente nível, que após adaptação e integração nas nossas operações permitirá alavancar significativamente a cadeia de abastecimento europeia da flor de cannabis cultivada em Portugal. Assinalamos com agrado o empenho da aicep Global Parques que foi determinante para o sucesso desta operação”.
Minimizar o impacto ambiental
A Curaleaf, que abraça o compromisso de operar de forma sustentável, tem como objectivo posicionar-se como líder mundial do negócio de canábis medicinal mantendo o foco no consumo de água e energia eficientes numa abordagem minimizadora do impacto ambiental.
A Terra Verde, sendo a primeira empresa licenciada para o cultivo de canábis medicinal em Portugal com uma área de cultivo de 2 ha em território nacional, tornou-se parte da Curaleaf Holdings em 2021. A Curaleaf Holdings Inc., listada na Bolsa de Valores do Canadá, uma das empresas líder internacionais de produtos médicos e de consumo de cannabis, desenvolve as suas actividades na Europa, com instalações de processamento e fabricação em Portugal, Espanha, Reino Unido e Alemanha e distribuição licenciada de cannabis medicinal no Reino Unido, Alemanha e Suíça.
Agricultura e Mar