A Espaço Visual, consultora agrícola líder de mercado, aconselha o investimento na construção de charcas para reforçar a viabilidade das explorações agrícolas. Nesse contexto, informa os jovens agricultores que estão abertas, até dia 7 de Agosto, as candidaturas à “Medida 3.2.1 Investimentos na Exploração Agrícola”.
A consultora esclarece que este apoio financeiro é específico para construção de charcas, com o objectivo de promover a capacidade de armazenagem de água para incrementar a garantia de disponibilidade e redução da pressão sobre recursos hídricos subterrâneos.
A medida prevê um nível de investimento entre os 25.000€ e os 500.000€, e uma taxa de apoio de 30% a 50% do investimento total elegível. São elegíveis os investimentos para a execução de charcas após a data de submissão da candidatura.
A construção de charcas visa reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas.
O CEO da consultora agrícola Espaço Visual, José Martino, garante que “reter a água em charcas e barragens, usar a moderna tecnologia existente a nível mundial para recarregar os aquíferos subterrâneos, é a fórmula mais sustentável de guardar água”.
Armazenamento de água
Os técnicos da Magos Irrigation Systems, empresa líder em projecto, instalação e comercialização de sistemas de rega para a agricultura, dizem mesmo que a charca é uma das possibilidades que “o produtor tem para armazenar água”. A Magos Irrigation Systems tem no seu portfólio várias construções e impermeabilizações de charcas, utilizando uma membrana com uma espessura de 1,5mm em polietileno de alta densidade.
A Geomembrana utilizada pela Magos Irrigation Systems nas suas obras é de “qualidade única, com 97,5% de polímero, 2,5% de carbono negro e com uma densidade 0,944 a 0,952g por cm quadrado”, realça a empresa.
Outras características fundamentais da Geomembrana que a Magos Irrigation Systems utiliza são: estabilizadores térmicos, 2% a 3% de carbono negro, alta resistência a baixas temperaturas e absorção de menos de 0,1% de água.
Agricultura e Mar