O Terminal de Cruzeiros e o Titan do Porto de Leixões integram o roteiro do Open House Porto 2023, que está de regresso, no próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de Julho.
Nesta 8ª edição, com a curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, sob o tema dos “Novíssimos na Arquitectura”, 52 espaços integram este roteiro pelas quatro cidades Open House Porto, com um conjunto de actividades abertas e destinadas a todos os públicos, sendo todas as visitas e actividades gratuitas, refere a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo em nota de imprensa.
O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território, realça a mesma nota.
E acrescenta que o guindaste Titan, é uma peça única, em todo o Mundo, de arqueologia industrial construída em 1888 para suportar a construção do Porto de Leixões, depois de desmantelado, devido ao elevado estado de degradação, foi recuperado e é um ex-líbris da cidade.
O Terminal de Cruzeiros faz do Porto de Leixões “é uma importante porta de entrada no destino Porto e Norte e impulsiona definitivamente o aumento da quantidade de navios de cruzeiro e de passageiros que passam por Leixões”, diz ainda a APDL.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é uma “obra de imponente valia arquitectónica, com a assinatura do Arquitecto Luís Pedro Silva, que congrega, de forma não usual, um conjunto diversificado de actividades e valências como toda a operação internacional de cruzeiros, visitas publicas, eventos, exposições e um polo de investigação científica do mar (CIIMAR-UP)”, realça a mesma nota.
Saiba mais aqui:
Agricultura e Mar