O vice-presidente do Partido Socialista dos Açores (PS/Açores), Berto Messias, apontou esta terça-feira, 20 de Junho, e uma vez mais, a “incapacidade do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, em garantir apoios da Região para os Agricultores Açorianos”.
Para Berto Messias, com “a insistência de José Manuel Bolieiro em responsabilizar a República” por falta de apoios para o sector, “fica demonstrada a falta de estratégia e de medidas que possam fazer face aos impactos da inflação e do aumento abrupto dos custos de contexto”.
“O presidente do Governo Regional, bem como os partidos da coligação, socorrem-se de uma narrativa relativa à existência de um inimigo externo”, frisa o dirigente socialista para considerar ser esta uma tentativa de “disfarçar as incapacidades do Governo em garantir, através do Orçamento Regional, os justos apoios para este sector”.
E salienta ainda que o Governo Regional não revela estar “solidário com as dificuldades que os agricultores atravessam”, relembrando os vários “apoios prometidos, mas que estão em falta”, mantendo-se, actualmente, “atrasos significativos nos apoios prometidos”, avança uma nota de imprensa do PS/Açores.
A esse propósito, Berto Messias relembrou que o PS/Açores tem vindo a defender a urgência na implementação de medidas que possam ajudar a apoiar os agricultores açorianos, tendo apresentado, inclusive, um projecto de Resolução relativo a esta matéria, refere a mesma nota.
Apoios propostos
“O Governo Regional deveria, antes de mais, implementar o apoio de compensação do aumento dos custos da energia no preço final dos bens e serviços transaccionados, por contrapartida da estabilização dos preços nessa componente”, defendeu Berto Messias.
Mas, de acordo com o socialista, é ainda urgente “que o Governo Regional pague o apoio temporário excepcional aos agricultores e às PME [pequenas e médias empresas]”, e que implemente, também, “um apoio directo que permita mitigar os acréscimos dos custos de produção nos sectores agrícola e pecuário”, compensando, assim, o aumento do custo com adubos, fertilizantes e razões para animais e envolvendo todos os agricultores em nome individual ou colectivo, com actividade na Região.
“É essa a responsabilidade do Governo Regional, a de apoiar, de forma rápida e eficaz, os Agricultores Açorianos, recorrendo para isso aos recursos regionais disponíveis”, acrescentou, ainda, Berto Messias, vice-presidente do PS/Açores.
Agricultura e Mar