O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (For-Mar), no âmbito da formação profissional nos sectores da pesca e aquicultura, indústria transformadora da pesca e actividades marítimas em geral, realizou em 2022, através dos quatro núcleos regionais, que constituem os onze pólos de formação situados junto dos principais portos de pesca do continente, 581 acções de formação (mais 44 acções que em 2021), que envolveram 7.224 formandos, praticamente o mesmo número que em 2021 (-0,3%).
Os dados são agora revelados no anuário “Estatísticas da Pesca 2022”, elaborado pelo INE — Instituto Nacional de Estatística e a DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Adianta o documento que “o aumento da actividade formativa assenta, nomeadamente, na maior procura por parte de formandos interessados na actividade ligada ao sector”. As formações desenvolvidas centraram-se em cursos relacionados com a atividade da pesca, tendo o For-Mar concretizado maioritariamente as suas ações através de cursos de formação modular.
Do total das ações realizadas em 2022, destacam-se 111 cursos em “Segurança Básica”, 38 de “Condução e Manobra de Equipamentos de Carga e Descarga” e 34 de “Marinheiro Pescador”.
Adicionalmente, em 2022, o For-Mar realizou 401 exames a profissionais enquadrados no âmbito das profissões regulamentadas do sector da pesca e do mar (+7,8%, face a 2021), dos quais resultaram 386 aprovações, uma taxa superior em 2,4 pontos percentuais a 2021.
O anuário “Estatísticas da Pesca 2022” é composto por nove capítulos temáticos, tendo em cada um deles sido incorporada a análise de resultados e os respectivos dados.
Consulte o relatório completo aqui.
Agricultura e Mar