Início / Agricultura / Instituto de Conservação da Natureza e Florestas tem nova direcção

Instituto de Conservação da Natureza e Florestas tem nova direcção

A nova equipa da Direcção do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas entrou em funções a 1 de Julho e é liderada por Rogério Rodrigues, que assume a função de presidente, informa o Ministério da Agricultura liderado por Luís Capoulas Santos.

A equipa conta também com Paulo Salsa como vice-presidente e com Sofia Silveira e Rui Pombo, na qualidade de vogais. Paulo Salsa e Sofia Silveira transitam da anterior direcção.

Para o Governo, a prioridade é a valorização do território, “um dos principais eixos estratégicos do Programa do XXI Governo Constitucional”, que tem como principal prioridade a “promoção da coesão territorial e da sustentabilidade ambiental”. Para alcançar esses objectivos, considera o Executivo que ” é necessária uma profunda mudança de estratégia nas políticas públicas que têm vindo a ser desenvolvidas”. Tendo em conta que “o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, enquanto instituto público responsável pela execução das políticas de conservação da natureza, biodiversidade e das florestas, da caça e da pesca em águas interiores, ocupa um papel primordial na operacionalização da referida mudança estratégica e na prossecução, designadamente, dos objectivos que decorrem do mencionado Programa”, foi tomada a decisão de exonerar a anterior equipa, reconduzindo dois dos seus elementos.

Para o Governo, “impõe-se dotar o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (…) de uma nova abordagem e dinâmica no desempenho das suas atribuições e competências, com a adopção de novas práticas na gestão dos recursos ao seu dispor, quer humanos, quer materiais, e do desejável aumento da capacidade de resposta direccionada aos novos exigentes desafios que se colocam ao país em geral, e às áreas da conservação da natureza e das florestas em particular”.

O ICNF tem tutela conjunta dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.