A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebeu candidaturas de mais de um milhão de euros para apoio à transformação e comercialização de produtos agrícolas na região, na medida do PDR 2020, “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, para modernizar e capacitar os seus negócios em Abrantes, Constância e Sardoal.
“Já no seu décimo aviso, desde que começou a implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC Rural) Rural no Ribatejo Interior, a operação 10.2.1.2 recebeu até dia 28 de Abril, sete pedidos de apoio nas áreas do azeite, doces, vinhos, caracóis, iogurtes, manteigas e queijos”, refere a Tagus em nota de imprensa.
O valor proposto das candidaturas soma os 1.000.198,55 euros, com um elegível de 788.477,70 euros, que solicita o apoio na ordem 394.223,85 euros, embora a dotação do concurso, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), do Portugal 2020, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEADER), é de 200 mil euros.
“Contribuir para o processo de modernização e para a capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas são os objectivos desta linha de apoio”, adianta a mesma nota.
Ao longo deste quadro comunitário, nos outros nove concursos a esta medida, a Tagus já apoiou 17 pedidos de apoio, num valor elegível de 1,46 milhões de euros e um apoio de 666.130 euros. “O que mostra a crescente importância, junto dos agricultores e produtores locais, que a operação Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas tem assumido no território da TAGUS, traduzindo-se no aumento do peso do sector na economia regional”.
Agricultura e Mar