O Porto de Sines recebeu a visita de representantes da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal (CCISP), numa iniciativa colaborativa com a MSC, e que contou com a presença do Embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti.
A comitiva foi recebida no auditório do Portos de Sines por Fernanda Albino, administradora da APS, e por Isabel Cardoso, vice-presidente da aicep Global Parques, avança uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.
E realça que durante a sessão foram “apresentados os mais recentes projectos em Sines, tanto em relação aos desenvolvimento e operação portuária, como nos novos investimentos previstos na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines”.
Salienta a mesma nota que, “algumas empresas suíças presentes em Portugal beneficiariam de um suporte portuário para o seu comércio externo com o resto do mundo e os novos investimentos na ZILS podem constituir um potencial de investimento ou associação de empresas suíças participarem nestes novos projectos”.
Visita ao Terminal XXI
Os representantes de empresas helvéticas tiveram a oportunidade de visitar o Terminal XXI, onde conheceram as condições operacionais desta infra-estrutura portuária, assim como a ampliação que está em curso e que quase duplicará a capacidade instalada no terminal, e ainda a ZILS, com destaque para os projectos relacionados com o sector digital e de armazenamento de dados; da indústria e produção de energia verde; e logística, com uma área de 200 hectares disponível junto ao Terminal de Contentores de Sines, diz a mesma nota.
E acrescenta que “o relacionamento próximo com entidades que representam empresas importadoras e exportadoras, como as Câmaras de Comércio e Indústria, reforça o posicionamento do Porto de Sines enquanto porta marítima internacional e apresenta a Plataforma Portuária, Industrial e Logística de Sines como um local ideal para novos investimentos”.
Agricultura e Mar