A V Edição da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes realiza-se nos dias 20 e 21 de Maio no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros, “com o objectivo de promover e dinamizar o sector agrícola”. O primeiro dia arranca com o Concurso Pecuário de Pequenos Ruminantes.
O último dia, domingo, será marcado pelo Seminário “Agricultura Sustentável e Segura”, promovido pela ACISMC – Associação Comercial Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros. O tema da segurança contará com uma acção promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
“Este é um certame que visa a dinamização e a promoção dos recursos endógenos do território como activo estratégico e fundamental para o desenvolvimento sustentado da região de Trás-os-Montes”, realça uma nota de imprensa da autarquia, acrescentando que a Feira “apresentando-se como uma vasta e variada montra e mercado de produtos e factores de produção do sector agrícola, não se descura o conhecimento científico como alavanca da evolução e progressão de sucesso deste sector”.
Organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros por forma a fomentar o desenvolvimento rural, este certame contará com a participação dos mais diversos agentes económicos do mundo rural mas também com actividades de transferência de tecnologia e conhecimento relacionadas com a produção agrícola, com a sustentabilidade e a segurança indispensável a toda esta conjuntura.
Gincana de tractores
Na quinta edição da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, durante o dia de sábado decorrerão os III Jogos tradicionais concelhios que contarão com as modalidades mais tradicionais como o fito, o chino e a relha entre outros, “numa abordagem inclusiva e integradora”.
No domingo de manhã realizar-se-á a já tradicional gincana de tractores e a concentração de tractores que culminará com o sorteio: ”11.000 Horas em Prémios” através do qual se pretende premiar o maior número possível de tractores participantes, com mais de duas dezenas de prémios para sortear.
Agricultura e Mar