As vendas de Rum da Madeira continuam a crescer. Nos dois últimos anos, o volume de negócios anual passou de 2 para 5,2 milhões de euros. O produto regional está cada vez mais presente em mercados europeus e no norte-americano, com o rum envelhecido a ultrapassar os 100 euros a garrafa. O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, enaltece “os resultados, a qualidade e o prestígio granjeados a nível internacional”.
“Em dois anos, as vendas de rum subiram dos 2 milhões para os 5,2 milhões de euros. O rum da Madeira é, neste momento, uma bebida muito prestigiada e muito considerada, quer pelos produtores e distribuidores, quer, sobretudo pelos especialistas internacionais que têm vindo à Madeira”, disse hoje, 14 de Abril, Miguel Albuquerque, em visita, ao final da tarde, à 5ª edição do Festival de Rum da Madeira, que se volta a realizar na Avenida Arriaga, este ano, desenvolvido numa área maior e durante mais dias.
“Uma aposta do Governo Regional, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que se vem aprofundando e, à semelhança de edições anteriores, privilegia a presença de especialistas internacionais, tendo em vista a consolidação deste produto regional em mercados europeus e não só”, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.
Para o Chefe do Governo Regional, “os especialistas internacionais que têm vindo à Madeira consideram que o nosso rum tem uma qualidade excepcional, que é compatível com preço dos mais altos neste momento do mundo nas bebidas espirituosas”.
“O rum envelhecido está nos 100 euros a garrafa. E tem saída e receptividade a nível internacional. E, portanto, a nossa ideia não é produzir em quantidade, mas em qualidade. É esse o objectivo”, salientou Miguel Albuquerque.
A V edição do Festival de Rum da Madeira conta com a presença e a participação de especialistas internacionais como a norte-americana Kara Newman – autora de obras da especialidade e crítica de destilados para a revista Wine Enthusiast – e dos britânicos Ian Burrell – único embaixador global reconhecido para a categoria do rum – e Peter Holland – embaixador de marcas de referência de rum e blogger.
O certame, que decorre até ao próximo domingo, 16 de Abril, reúne igualmente cinco produtores de Rum da Madeira. A saber: Engenhos do Norte, Sociedade dos Engenhos da Calheta, Engenho Novo da Madeira, Florentino Izildo Ferreira (O Reizinho) e Vinha Alta.
Agricultura e Mar