O navio da Marinha Portuguesa, NRP D. Carlos I, no âmbito do programa SEAMAP 2030, encontra-se, até ao final do mês de Fevereiro, a realizar levantamentos hidrográficos de grande escala em Portugal continental.
Estes levantamentos hidrográficos têm como objectivo a sondagem de seis áreas nas proximidades de Sines e Sagres, mais especificamente no esquema de separação de tráfego, o que facilita os trabalhos de posicionamento do navio mais dinâmico em virtude da densidade de tráfego marítimo, refere uma nota de imprensa da Marinha.
A participação do NRP D. Carlos I neste programa estende-se também às proximidades de Lagos, Portimão, Faro e Guadalquivir, sendo esta última área centrada no Canhão de Faro e no acesso ao Golfo de Cádiz.
“Estes levantamentos permitem obter um panorama amplo do fundo marinho, com vista a facilitar a classificação do tipo de sedimento presente, quer seja constituído por rocha ou areia”, acrescenta a mesma nota da Marinha Portuguesa.
SEAMAP 2030
Com o intuito inicial de incrementar a cobertura batimétrica nas zonas costeiras dos arquipélagos dos Açores e da Madeira foi criado pelo Instituto Hidrográfico (da Marinha), em 2017, o programa “Mapeamento do Mar Português”. Rapidamente, este programa alcançou uma visão mais abrangente, associando-se ao programa SEABED 2030, passando-se a designar por SEAMAP 2030 (Mapeamento do Mar Português).
Desde o seu início e até 2022, foram contabilizados cerca de 1.500 dias de mar dos navios oceanográficos ao serviço do Projecto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal.
A elevada pressão provocada pelo crescimento populacional e os elevados níveis de consumo resultam na necessidade crescente de explorar os recursos marinhos. O SEAMAP 2030 é um programa desenvolvido nas Forças Armadas (FFAA), que pretende realizar o mapeamento do mar português até 2030, abrangendo as áreas da conservação e do conhecimento, apoiando a investigação e promovendo o desenvolvimento.
A sua finalidade é estritamente científica, no entanto, sendo o mar um dos interesses estratégicos mais valiosos e o mapeamento um pilar fundamental para seu o conhecimento, considera-se apropriado estudar este programa no contexto das FFAA.
Consulte aqui o estado actual do Projecto SEAMAP.
Agricultura e Mar