A Comissão Europeia anunciou hoje, 31 de Janeiro, o apoio a 10 projectos-piloto para criar novos serviços ferroviários transfronteiriços ou melhorar os existentes. Os projectos seleccionados permitirão, nomeadamente, ligações ferroviárias adicionais entre grandes cidades da União Europeia (UE), como Lisboa, Madrid, A Corunha, Paris, Amesterdão, Barcelona, Munique, Milão ou Roma.
Segundo nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, prevê-se que alguns deles estejam operacionais antes do Verão.
A Comissão pretende duplicar a utilização transfronteiriça do transporte ferroviário de passageiros até 2030 e triplicá-la até 2050.
O plano de acção de 2021 identificou obstáculos à adopção e à exploração de serviços ferroviários transfronteiriços de passageiros, tais como a atribuição de capacidade e a falta de coordenação entre os gestores das infra-estruturas.
Estes projectos-piloto servirão para ilustrar a forma como os obstáculos podem ser ultrapassados, permitindo a disponibilização de novos serviços. Com o apoio da Comissão, os operadores ferroviários e as autoridades poderão eliminar os obstáculos que ainda subsistem. A Comissão convidará agora quem apresentou os projectos seleccionados a tomar as primeiras medidas para lançar os seus projectos.
Para a Comissária Europeia para os Transportes, Adina Vălean, “enquanto a procura de mobilidade verde está a crescer, precisamos que o mercado ferroviário responda muito melhor e mais rapidamente, especialmente para viagens longas e transfronteiriças. É por isso que a Comissão Europeia quer agora ajudar as empresas de caminhos-de-ferro a criarem novas conexões ferroviárias internacionais – de dia e de noite – quebrando as muitas barreiras para o transporte ferroviário transfronteiriço. Estou ansiosa para trabalhar com o sector ferroviário para tornar esses 10 pilotos um sucesso e inspirar muitos mais a se juntarem”.
Agricultura e Mar