O Dia do Porto de Sines, comemorado pelo terceiro ano consecutivo, contou este ano com uma participação ímpar por parte da comunidade, nas três iniciativas que constituíram o programa do evento.
A efeméride começou a ser assinalada no passado 17 de Junho com a inauguração da exposição “Harmonia na Diversidade”, da responsabilidade da AEMLA – Associação dos Escolas da Marinha do Litoral Alentejano e contando com o apoio da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da Câmara Municipal de Sines. A exposição decorre no Edifício da Docapesca e conta com trabalhos de pintura, fotografia, artesanato, caricaturismo, entre outros, pertencentes a 31 artistas da região, entre os quais se encontram vários funcionários e ex-funcionários da APS. Dada a grande afluência de público, e inicialmente prevista até 19 de Junho, esta mostra artística estará patente até ao próximo dia 3 de Julho.
A Corrida do Porto de Sines teve lugar na manhã do dia 18 de Junho, numa iniciativa conjunta da APS e do GDCAPS – Grupo Desportivo e Cultural da APS, com o apoio da Câmara Municipal de Sines. Com dois percursos diferenciados – corrida e caminhada – esta iniciativa juntou 220 participantes que percorreram um trilho que aliou a área de jurisdição portuária ao centro histórico de Sines, testemunho da harmonia existente entre o porto e a cidade.
À semelhança das duas anteriores edições, no dia 19 de Junho o Dia do Porto de Sines foi comemorado com a abertura do porto à comunidade.
Mais de 170 participantes
Mais de 170 participantes num Auditório repleto foram recebidos pelo Conselho de Administração da APS e por membros da Comunidade Portuária de Sines e do município que, mais uma vez, se aliaram a esta iniciativa, proporcionando uma visita única aos terminais, passeio marítimo pela baía de Sines e visita a algumas salas de comando e controlo do porto.
De lembrar que o dia 19 de Junho foi o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, entidade que impulsionou o desenvolvimento da infraestrutura portuária e industrial de Sines.
Agricultura e Mar Actual