Início / Agricultura / Reabertas exportações de Porco Alentejano para Espanha

Reabertas exportações de Porco Alentejano para Espanha

O Governo foi confrontado em Janeiro deste ano com uma decisão do Governo de Espanha, tomada em 2014, que tornava inviável a exportação de suínos da raça Alentejana e seus cruzamentos para aquele país nascidos a partir de 1 de Junho de 2016.

Procurando ultrapassar esta situação, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos,  “desencadeou de imediato diligências junto da sua homóloga no Governo Espanhol, diligências essas que culminaram com a publicação do Real Decreto 255/2016 de 10 de Junho, que restabelece a exportação de suínos Alentejanos para Espanha”, diz o Ministério em comunicado.

Capoulas Santos congratulou-se com o resultado destas negociações, lembrando o enorme impacto que uma decisão destas teria para os produtores, “tendo em conta que mais de 80% da produção de Porco Alentejano tem como destino o mercado de Espanha”. O ministro sublinha que “para a economia regional seria muito grave se a implementação desta medida não tivesse sido travada a tempo”.

O Governo português “regista com a apreço a disponibilidade do Governo de Espanha para analisar este assunto, tendo em conta as limitações com que está confrontado em termos de capacidade de produção legislativa por se encontrar em gestão”, adianta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sakata coloca em Almería a primeira pedra da sede central para Espanha e Portugal

Partilhar              A Sakata colocou a primeira pedra das novas instalações centrais da empresa na Península Ibérica. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.