O workshop “Os Microplásticos e a Sua Disseminação”, promovido pela Aemiteq – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, irá decorrer a 29 de Setembro, pelas 16h30, na plataforma digital Zoom. As inscrições encontram-se abertas e a participação é gratuita.
O evento terá início com a apresentação do projecto Aemiteq – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, uma Instituição Privada de Utilidade Pública, com sede em Coimbra, que desenvolve trabalhos fundamentados na química analítica sobre controlo químico de matérias-primas e produtos, composição de produtos naturais, controlo da qualidade de águas, análise de resíduos industriais e urbanos, determinações analíticas em materiais biológicos, desenvolvimento de métodos analíticos e química fina.
A Associação integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional como infra-estrutura de apoio à indústria e à comunidade no domínio da química, especializada em controlo químico da qualidade, mas, também, a Comissão Sectorial de Laboratórios de Alimentos, Agroalimentar e Águas da Relacre. É um Laboratório Apto pela ERSAR — Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Seguem-se as comunicações sobre as temáticas “Visão histórica sobre a investigação dos microplásticos”, que será protagonizada por Maria Elvira Callapez (FCUL) e “Degradação de polímeros em meio aquoso”, abordada Jesus Rodilla (UBI). O encerramento estará a cargo de Horácio Pina Prata (Aemiteq).
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas com o preenchimento do formulário disponível aqui.
No dia do evento será disponibilizado aos inscritos um link de acesso à sessão, que será realizada na plataforma digital Zoom.
Projecto INOVC+
O evento enquadra-se nas actividades do projecto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Trata-se de um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de actividades de I&D e Inovação para a Região Centro.
O Ecossistema INOVC+ é composto por 19 entidades que pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projecção internacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de actividades de I&D+I:
- Universidade de Coimbra (líder do consórcio);
- Universidade de Aveiro;
- Universidade da Beira Interior;
- Instituto Politécnico de Leiria;
- Instituto Politécnico de Coimbra;
- Instituto Politécnico de Tomar;
- Instituto Politécnico de Castelo Branco;
- Instituto Politécnico da Guarda;
- Instituto Politécnico de Viseu;
- Instituto Pedro Nunes;
- OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia;
- BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia;
- ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade;
- SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta;
- TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo;
- AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade;
- AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem;
- Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação;
- Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.
Agricultura e Mar