O Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, é um dos visitantes da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. Mas, não só. No âmbito do programa oficial da visita à região do Alqueva, será realizada uma visita à Plataforma Logística de Concentração e Expedição de Hortícolas da Agromais, em Ervidel, no próximo dia 9 de Junho (quinta-feira) pelas 17 horas.
Esta unidade, em fase de conclusão, irá estar operacional para a presente campanha agrícola e permitirá “obter melhorias significativas da qualidade dos produtos hortícolas da região e uma importante redução dos custos logísticos”, diz fonte da Agromais, a maior organização nacional de agricultores no sector da comercialização de cereais e outros produtos agrícolas.
Esta unidade contribuirá para “a promoção da produção hortícola na região do Alqueva, aumentando o interesse por parte dos produtores e potenciando o aumento de área e de produção”, adianta a mesma fonte.
Este investimento insere-se numa lógica de expansão da Agromais para a região do Alqueva. Desde 2011 a Agromais “percebeu que o futuro da produção agrícola nacional passaria pelo desenvolvimento agrícola associado ao projecto do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Numa primeira fase, a Agromais quis produzir, para conhecer o potencial produtivo da zona, e dar apoio técnico a produtores locais que viram na Agromais a oportunidade de se adaptarem às técnicas de regadio”, afirma a empresa em comunicado.
Parceira do maior investimento na fileira dos cereais
Em 2013, a Agromais foi parceira do maior investimento na fileira dos cereais na região, com a instalação de uma unidade de secagem e armazenagem de milho no Parque Agroindustrial de Penique. A Plataforma Logística de Concentração e Expedição de Hortícolas, que será visitada, “é, por isso, mais um sinal da consistência da nossa abordagem à região”, adiantam os responsáveis da empresa.
A Agromais é a maior organização nacional de agricultores no sector da comercialização de cereais e outros produtos agrícolas, com um volume de negócios anual consolidado na ordem de 45 milhões de euros e com uma área de produção aproximada de 10.000 hectares nas explorações agrícolas associadas.
Agricultura e Mar Actual