A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos, foi distinguida com duas estrelas douradas Superior Taste Award, um dos mais importantes prémios internacionais, no International Taste & Quality Institute – iTQi.
O International Taste & Quality Institute – iTQi é uma referência mundial na avaliação e promoção de alimentos e bebidas de sabor superior. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem, 5 de Junho, ao final do dia no Cercle Royal Gaulois Artistique & Littéraire em Bruxelas.
Considerado como “o Guia Michelin para alimentos”, o Superior Taste Award é um reconhecimento único atribuído por um júri iTQi, composto por mais de 120 chefs e sommeliers de 17 países, que faz uma degustação cega, seguindo um rigoroso processo de análise estritamente sensorial.
Cada produto é avaliado pelos seus atributos individuais, sendo submetido a uma análise assente nos critérios de primeira impressão, aspecto visual, aroma, textura, sabor e sabor residual. No final desse processo, o iTQi elabora um relatório das provas, com um gráfico que ilustra a opinião do júri sob cada critério avaliado e atribui as suas pontuações e respectiva classificação em estrelas.
Para além de receberem o certificado do prémio com o gráfico e o selo de qualidade licenciado para três anos, as empresas vencedoras podem também solicitar o relatório de análise sensorial que inclui comentários a cada critério avaliado e sugestões dos jurados.
Pontuação de 81%
Tendo como fio condutor a análise baseada na intensidade do prazer gustativo, o júri do iTQi atribuiu ao Queijo Fresco Tradicional Montiqueijo uma pontuação final de 81%, o que se traduziu na classificação de categoria Excelente, ou seja, duas estrelas douradas.
O iTQi é parceiro de 15 prestigiadas instituições europeias de culinária e associações de sommeliers entre as quais a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e a World Master Chefs.
Agricultura e Mar Actual