Início / Agenda / PDR 2020 tem 10 M€ para apoio a novas instalações de culturas de castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira

PDR 2020 tem 10 M€ para apoio a novas instalações de culturas de castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira

A Autoridade Gestora do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural informa que estão abertas até às 17 horas de 30 de Setembro de 2022, as candidaturas para apoio ao investimento em culturas permanentes tradicionais, nomeadamente os investimentos associados a novas instalações de culturas de castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira.

Este apoio destina-se à preparação do terreno, plantação, fertilização e rega na parcela, bem como as despesas gerais de elaboração e acompanhamento da candidatura.

A dotação deste Aviso, para todo o território do continente, é de 10 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Com a abertura deste anúncio, o PDR 2020 pretende reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, bem como preservar e melhorar o ambiente, através da instalação de culturas permanentes tradicionais com baixas necessidades de água.

Segundo o Anúncio N.º 29 / Operação 3.2.1 / 2022, da Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola | Aviso específico para culturas permanentes tradicionais (29º Anúncio) a tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos nas explorações agrícolas cujo valor total seja superior a 25.000 euros.

As candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objectivos:

  • Reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas;
  • Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas legais, ambientais e de higiene e segurança no trabalho;
  • Apoiar a instalação de culturas permanentes tradicionais com baixas necessidades de água.

Candidaturas

As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui), ou do PDR 2020 (aqui), e estão sujeitos a confirmação por via electrónica a efectuar pela autoridade de gestão.

Pode ler o Anúncio da Operação aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

2 comentários

  1. Joaquim Manuel Martins Gomes

    Boa Tarde,

    Sou proprietário de um terreno com cerca de três hectares, na zona de Mangualde-Viseu, que atualmente está de mato.
    No referido terreno nascem espontaneamente Medronheiros, motivo pelo qual estou a ponderar efetuar uma plantação deste tipo de planta no terreno.
    Pela informação do início da página já passou o prazo de apresentar candidaturas para esta cultura.
    A minha questão é se existe ou se está previsto novos apoios a implantação da cultura do Medronheiro.

    Atenciosamente,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.