A Ponsse e a sua empresa de tecnologia, Epec, acabam de apresentar o Ponsse EV1, um conceito de tecnologia de máquina florestal eléctrica. Embora a máquina florestal não esteja disponível comercialmente para já, a tecnologia Epec já pode ser usada em veículos comerciais eléctricos ou híbridos, bem como em máquinas móveis não rodoviárias.
O sistema completamente movido a baterias foi projectado para carregadores floestais de 15 toneladas, a gama mais popular da Ponsse, e é um passo rumo a neutralidade de emissões, refere a empresa em nota de imprensa.
O desenvolvimento de soluções sustentáveis “norteia todas as operações da Ponsse, com auscultação activa das necessidades dos clientes, cuja meta é liderar o caminho no desenvolvimento de tecnologias para máquinas florestais”.
Este lançamento de um novo conceito tecnológico é parte da estratégia da empresa e constitui um passo concreto rumo à meta de neutralidade de carbono. Os estudos e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas acontecem há vários anos. O conceito Ponsse EV1 nasceu em 2019, quando a Ponsse e a Epec começaram a investigar soluções responsáveis de fontes de energia, alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
“O rápido desenvolvimento tecnológico dá-nos excelentes oportunidades para desenvolver ainda mais as nossas soluções, mesmo em direcções inesperadas. Temos trabalho arduamente com a nossa empresa de tecnologia Epec para viabilizar este conceito. Ao mesmo tempo, ambas as empresas desenvolveram as suas capacidades e adquirimos novos conhecimentos importantes ao longo deste projecto”, afirma Juho Nummela, presidente e CEO, Ponsse Plc.
E acrescenta que “o desenvolvimento sustentável é um factor de sucesso significativo para a Ponsse. Desejamos desenvolver substancialmente as nossas soluções com a Epec. A nossa estratégia tem sido bem sucedida e estamos muito satisfeitos com o excelente desenvolvimento da Epec”.
Conceito tecnológico Ponsse EV1
O conceito Ponsse EV1 foi desenvolvido para forwarders com capacidade de carga de 15 toneladas, a categoria mais popular da Ponsse. A máquina apresenta um motor de força totalmente electrificado, bem como uma unidade de distribuição de energia eléctrica e unidade híbrida de controle da Epec. O trem de força da máquina opera integralmente com energia fornecida por bateria.
As baterias são carregadas usando um extensor de alcance que, neste estágio do desenvolvimento, é um motor de combustão. Os testes e o desenvolvimento estão a avançar continuamente, realça a empresa, adiantando que esta tecnologia “proporciona melhorias significativas na economia de combustível”.
Agricultura e Mar