A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária disponibiliza em ambiente web, a partir de hoje, dia 8 de Agosto de 2022, a aplicação de apoio à gestão da sanidade apícola nacional SICOA – Sistema Informático de Controlo Oficial de Apiários que foi financiada pela Agência para a Modernização Administrativa.
Esta aplicação procura simplificar os processos relacionados com as várias actividades de controlo das doenças das abelhas nos apiários e vem permitir a interoperabilidade com os sistemas de informação já desenvolvidos e utilizados, agilizando a tomada de decisão e monitorização e controlo de doenças das abelhas, por parte da DGAV e dos intervenientes na fileira.
Toda a gestão da informação sanitária apícola passa a ser efectuada em ambiente web, através de registo online e de consulta imediatamente disponível, permitindo uma gestão eficaz e célere dos dados para a produção de informação relevante, refere a DGAV.
O SICOA constitui uma ferramenta que será utilizada pela DGAV, pelas entidades gestoras de zonas controladas, pelas organizações de apicultores e por outros utilizadores autorizados pela DGAV.
O Sistema tem previstas as seguintes funcionalidades:
- Registo de acções sanitárias em apiários, em interoperabilidade com o SNIRA-iDigital:
– colheita de material para análises laboratoriais a abelhas e favos de criação;
– aplicação de medicamentos; - Registo de análises laboratoriais;
- Registo de destruição oficial de apiários;
- Produção de dados estatísticos;
- Produção de relatórios, incluindo a distribuição geográfica de apiários e doenças de abelhas e a possibilidade de avaliação de risco geográfico.
Conheça a nova plataforma aqui.
Agricultura e Mar