A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, promove o maior encontro internacional dos Oceanos nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira. O Oceans Meeting 2016 pretende debater as políticas internacionais e o futuro dos Oceanos, tendo por base o território português e os activos que possui para fazer do Oceano e da “economia azul” um pilar do desenvolvimento do País e da sua projecção no exterior.
Fazer chegar essa vontade e os seus objectivos à sociedade, colocar os projectos no terreno, disseminar a informação com a preocupação de chegar a todas as gerações e construir o caminho do conhecimento para a sua reprodução futura, são alguns dos objectivos que sustentam este encontro.
O Oceans Meeting 2016 sintetiza os três eixos prioritários de actuação definidos pelo Governo para o oceano, enquanto recurso de Portugal: a soberania, a economia e o conhecimento.
Objectivos do encontro:
• Reforçar a iniciativa política e projectar uma posição de liderança de Portugal no contexto das políticas internacionais e europeias do Mar;
• Valorizar e maximizar o papel da ciência e investigação na Economia do Mar;
• Promover a literacia sobre os Oceanos junto dos mais novos.
• Dar visibilidade pública nacional e internacional às empresas e indústrias ligadas ao Mar;
O evento terá como iniciativa principal a cimeira internacional de ministros do mar, momento de reflexão conjunta sobre as políticas internacionais para o oceano.
Um segundo momento de partilha de ideias na conferência internacional com especialistas de todo o mundo sobre: Economia do mar e as perspectivas de crescimento com a apresentação europeia do relatório da OCDE “The Future of Ocean Economy”; A Ciência e a Inovação no Mar nas suas componentes biológicas (Census of Marine life) e tecnológicas (Ocean Observatories); e a Cultura e Literacia dos Oceanos com apresentação do conceito de “Blue Society”.
O terceiro momento, organizado em parceria com a Fundação AIP, passa por uma mostra de empresas e produtos da economia do mar, de ciência, tecnologias e inovação das empresas e instituições portuguesas, que decorrerá durante os três dias do evento.