O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) quer consagrar o dia 25 de Maio como “Dia Nacional dos Jardins” e celebrar o legado de Gonçalo Ribeiro Telles na protecção do ambiente e na promoção da qualidade de vida.
“Gonçalo Ribeiro Telles foi um visionário, um homem multifacetado de intervenção inquieta e permanente. Um pioneiro das políticas de Ambiente e Ordenamento do Território. Um político de visão coerente e arrojada, centrada na ecologia, na natureza e na dignidade da pessoa humana. Um democrata, defensor da liberdade e da tolerância”, explicam os deputados social-democratas.
E acrescentam que “como Arquitecto Paisagista, reconhecido internacionalmente, marcou com o seu traço a cidade de Lisboa, do jardim ao território, em obra de diversas escalas, da qual constam a remodelação da Avenida da Liberdade, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian ou o Plano Verde para Lisboa. Como Professor, inspirou uma escola de paisagistas agentes da contínua revolução de harmonia com a Natureza que o seu ‘mestre’ defendia”.
“As suas ideias, causas, iniciativas e sensibilidade motivaram, motivam e mobilizam gerações. Institucionalizar um Dia Nacional dos Jardins, a 25 de Maio de cada ano, pode contribuir para celebrar o legado de Gonçalo Ribeiro Telles, mas também para valorizar a importância dos próprios jardins, podendo servir para chamar a atenção para os seus problemas e carências, considerando os serviços ecológicos que prestam, bem como a sua relevância cultural e social”, refere o PSD no seu Projecto de Resolução 98/XV/1 entregue na Assembleia da República.
Agricultura e Mar