Um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) efectuou, durante esta manhã, 27 de Maio, a evacuação médica de três tripulantes, de nacionalidade portuguesa, que se encontravam a bordo da embarcação de pesca Pombinho, a navegar a 18 milhas a sudeste de Sesimbra.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a FAP.
O alerta foi dado pela embarcação de pesca Pombinho, cerca das 5h05, após acidente a bordo durante a faina, reportando que três dos quinze tripulantes teriam ficado feridos, pelo que o CODU-Mar avaliou a evacuação médica como urgente.
O MRCC Lisboa de imediato enviou para o local a lancha de fiscalização Pégaso que se encontrava em Sesimbra e solicitou a activação de um meio aéreo para efectuar a evacuação, diz a Marinha Portuguesa em comunicado.
A equipa de socorristas do NRP Pégaso a bordo da embarcação de pesca confirmou a situação, tendo o EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatado os tripulantes, pelas 7h20, e transportado para Figo Maduro. Posteriormente foram encaminhados pela equipa médica do INEM para o Hospital de S. José em situação estável.
Agricultura e Mar Actual