A XXV Feira Nacional do Porco realizou-se de 12 a 14 de Maio no Montijo. Inicialmente agendada para 2020, a pandemia adiou o maior encontro nacional do sector da suinicultura. Mas, “o balanço final é extremamente positivo com um total de 15.000 pessoas a visitar a Feira no conjunto dos três dias em que decorreu o certame”.
“Apesar do difícil momento que o sector atravessa, os empresários não faltaram mostrando a resiliência e a vontade de superação desta actividade económica que se afirma cada vez mais como essencial para soberania alimentar do País”, diz a organização do certame, a cargo da FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.
A XXV Feira Nacional do Porco foi inaugurada no dia 12 de Maio pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e ao longo dos três dias recebeu visitas de praticamente todos os partidos políticos com assento parlamentar que “assim puderam contactar com as preocupações e necessidades urgentes do sector e da fileira”.
A governante sublinhou “o impacto positivo do sector nas exportações portuguesas cujo aumento em 2021 foi de 11%”. E deixou ainda uma “palavra especial de reconhecimento aos profissionais ligados ao sector da suinicultura”, realçando que “não faltam bons exemplos de projectos inovadores e criadores de riqueza, espalhados por todo o território nacional”.
Agricultura e Mar