A presidente do conselho de administração da Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores, Catarina Martins, visitou as instalações da lota do Funchal e do Entreposto Frigorífico, na Região Autónoma da Madeira. A dirigente açoriana fez questão de assistir à descarga do pescado às 6 horas da manhã e ao primeiro leilão do dia, refere a Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira.
O modelo açoriano de gestão das lotas, redes de frio e portos de pescas é muito diferente do existente na Madeira e foram essas diferenças que a administradora quis constar com esta deslocação. A Lotaçor tem um modelo de gestão empresarial, refere ainda uma nota de imprensa da Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira.
A dirigente da Lotaçor tinha contactado recentemente com o secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, com o director regional de Pescas, Rui Fernandes, e o director dos serviços de Lotas e Entrepostos, Pedro Delgado, durante a recente visita que realizaram aos Açores, no âmbito da Semana das Pescas.
Houve, ainda, contacto com o serviço de inspecção da Direcção Regional de Pescas, que se encontrava de serviço na lota do Funchal.
A visita à lota culminou com o escoamento do pescado e verificação de vários exemplares de atum rabilho descarregados durante a noite.
Agricultura e Mar