O Eurobarómetro de Inverno 2021-2022 mostra que Portugal é o Estado-membro em que existe uma maior confiança na União Europeia (UE) no geral (69%) e, especificamente, para tomar as decisões sobre a pandemia no futuro (86%), muito acima da média da UE (47% e 60%, respectivamente).
A esta circunstância soma-se o facto de a maioria dos portugueses estar satisfeita com as medidas europeias para combater a pandemia, embora, tal como os restantes europeus, demonstram-se divididos quanto à eficácia do NextGenerationEU, o Plano de Recuperação da Comissão Europeia. E constata-se que a inflação é o problema que preocupa uma maior proporção de portugueses, seguido da saúde e da situação da economia nacional.
O trabalho de campo foi realizado entre 18 de Janeiro e 14 de Fevereiro de 2022, antes da invasão da Ucrânia, tendo o enfoque sido a resposta à pandemia e as percepções sobre a situação económica.
A satisfação dos portugueses com a democracia nacional é maioritária e é a mais alta desde o início da pandemia. Existe uma melhoria na avaliação da situação económica nacional em Portugal, embora continue a ser uma posição minoritária (23%) e inferior à média na União Europeia (39%).
A inflação é o problema que preocupa uma maior proporção de portugueses, seguido da saúde e da situação da economia nacional, sendo, no conjunto de todos os inquiridos, o ambiente e as alterações climáticas o tema indicado por mais europeus como a maior preocupação. Este inquérito Eurobarómetro revela que, mesmo antes da invasão da Ucrânia, 77% dos europeus eram a favor de uma política de defesa e segurança comum entre os Estados-membros da UE.
Os resultados do Eurobarómetro Standard 96 – Inverno 2021-2022, assim como os vários relatórios nacionais, estão disponíveis aqui.
Agricultura e Mar