O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, em 2022, vai dar prioridade à comunicação e sensibilização dos agricultores para a entrega das embalagens vazias de sementes para uso profissional, “um segmento com taxas de recolha muito aquém do desejável”.
Apesar dos resultados do Valorfito em 2021, recentemente divulgados, confirmarem o “excelente caminho que o sistema de recolha tem percorrido ao longo dos anos, existe ainda muito caminho a percorrer”, refere uma nota de imprensa daquele Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos.
“Há uma necessidade de reforçar a mensagem junto dos agricultores, num trabalho contínuo de comunicação e sensibilização, no sentido de incrementar a recolha de embalagens vazias de sementes. É necessário fazer com que estes tenham, relativamente a estes resíduos, o mesmo comportamento que apresentam relativamente às embalagens de fitofármacos”, realça a mesma nota.
As embalagens de sementes devem também ser entregues nos Pontos de Retoma Valorfito, existindo para tal sacos específicos Valorfito, de cor verde, uma vez que se trata de resíduos não perigosos.
“As embalagens de sementes não devem ser queimadas nem colocadas no lixo comum. Este comportamento contribui de forma significativa para a sustentabilidade da agricultura. O processo é simples e gratuito”, frisam os responsáveis pelo Valorfito.
Agricultura e Mar