A ANEPC — Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil informa que foi decidida a suspensão de todos os pedidos de autorização para realização de queimas e queimadas entre às 00h00 do dia 30 de Janeiro e as 23h59 do dia 1 de Fevereiro de 2022.
A decisão foi tomada pelo Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) em reunião extraordinária realizada hoje, dia 29 de Janeiro.
Perigo de incêndios rurais
Em nota à comunicação social, a ANEPC refere que de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, “prevê-se um aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano, conjugado com o número de comunicações para a realização de queimas de amontoados e queimadas, podem dar origem a incêndios rurais”.
Como efeitos expectáveis destas condições climáticas, o Centro de Coordenação Operacional Nacional prevê o “aumento da dificuldade das acções de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar”.
Agricultura e Mar Actual