Início / Agricultura / Portugal já é um dos principais produtores de Bimi da Europa

Portugal já é um dos principais produtores de Bimi da Europa

Portugal já é um dos principais produtores de Bimi da Europa. Cultivado principalmente na região do Oeste, Ribatejo e também no Sudoeste Alentejano, este vegetal 100% comestível é uma variedade que resulta do cruzamento natural de duas espécies pertencentes à família das brássicas.

A produção de Bimi em Portugal aumentou de cerca de 10 hectares, em 2015, para 80 hectares em 2021, revela uma nota de imprensa da Sakata, empresa de sementes. Actualmente, 10 produtores de várias regiões garantem a produção 12 meses por ano.

Bimi significa saboroso. É 100% comestível, do caule aos floretes. O caule é macio e tem um sabor mais suave e doce do que os tradicionais brócolos.

Inicialmente, a produção destinava-se apenas para a exportação, sobretudo, para o Reino Unido. Mas a partir de 2015, o Bimi começou a ser vendido em Portugal e está, hoje, em todas as cadeias de hiper e supermercados. Actualmente, cerca de 65% do Bimi produzido em Portugal é exportado e 35% é vendido no nosso País.

Diversificar exportações

Os produtores locais asseguram o abastecimento de todo mercado nacional e o objectivo da Sakata, empresa de sementes, é manter o crescimento de dois dígitos no mercado nacional e, ao mesmo tempo, diversificar as exportações para outros mercados internacionais, como França, Alemanha e Polónia.

No continente europeu, os principais produtores de Bimi são o Reino Unido, Espanha e Portugal (por esta ordem). Estão em desenvolvimento produções locais em países como Alemanha, Itália, França, Finlândia, Dinamarca, Suíça e Polónia, onde a procura dos consumidores está a aumentar.

10 nutrientes essenciais

Este inovador vegetal tem 10 nutrientes essenciais que o tornam único. Além de fibra excelente para favorecer o trânsito intestinal e facilitar a digestão, contém potássio, cálcio e fosfato. Tem mais zinco, fosfato, antioxidantes e vitamina C do que os espargos, os brócolos, a couve e o espinafre. Contém o dobro de vitamina B6 de ervilhas ou cenouras, contribuindo para uma alimentação saudável.

É uma das melhores fontes vegetais de vitamina E, que evita a degeneração das artérias e do cérebro. Cada 100 gramas de Bimi equivalem a 33 calorias.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.