O Município de Ponte de Lima, para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a 14 de Novembro, promoveu um passeio no barco água-arriba, desde Ponte de Lima até Refoios do Lima, com prova de vinho Loureiro de Ponte de Lima, e uma visita à Quinta da Cuquinha e Casa da Cuca, em Moreira do Lima, incluindo à Capela do Espírito Santo, magnífico exemplar da arquitectura românica.
Explica a autarquia em nota de imprensa que, durante o percurso pelas vinhas da Quinta da Cuquinha, foi dado a conhecer o sistema de produção e a aposta feita na recuperação de castas antigas, afirmando-se como um projecto diferenciador.
No final, os participantes foram presenteados com uma prova de vinhos harmonizado com produtos locais, entre os quais compostas produzidas na quinta.
Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde
No domingo, dia 14 de Novembro, as visitas ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde foram gratuitas, com o intuito de dar a conhecer este espaço que pretende contribuir para a promoção do Vinho Verde associado ao seu terroir enquanto produto de excelência, bem como para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos Vinhos Verdes.
A iniciativa foi promovida em parceira com a empresa Feel Travel Minho, a quem coube apresentar os resultados da 1ª edição do projecto “Lourear a Pevide”, que decorreu entre Setembro e Outubro de 2021, bem como o plano de acção para as edições futuras.
As acções contaram com a participação de 20 pessoas, entre as quais profissionais do sector da restauração.
Essas visitas têm como principal objectivo criar um contacto directo entre os produtores e a restauração local, visto que estes últimos têm um papel primordial como agentes de promoção e valorização dos vinhos produzidos no concelho, enquanto produto endógeno de excelência, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual