O NRP Setúbal largou esta manhã, de 3 de Novembro, da Base Naval de Lisboa e navega rumo aos Açores, onde irá guarnecer o dispositivo naval padrão durante os próximos meses.
O navio da República Portuguesa (NRP), navio patrulha oceânico Setúbal, destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
“É missão do navio garantir também a salvaguarda da vida humana no mar e realizar a patrulha e vigilância marítimas. O NRP Setúbal faz parte da classe de navios Viana do Castelo e está ao serviço da Marinha desde 2018”, explica uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa.
O navio patrulha oceânico Setúbal é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Dias Marques e tem uma guarnição de 51 militares, dos quais dois mergulhadores.
NRP Setúbal
O Navio Patrulha Oceânico Setúbal foi construído nos Estaleiros do Consórcio West Sea/Edisoft em Viana do Castelo e foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 28 de Dezembro de 2018. Foi concebido como navio não combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
Trata-se de um navio particularmente vocacionado para actuar na zona económica exclusiva nacional desenvolvendo tarefas de busca e salvamento marítimo, fiscalização da pesca, controlo dos esquemas de separação de tráfego, prevenção e combate à poluição marinha, prevenção e combate a actividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais.
Agricultura e Mar Actual