O Arrebita Idanha Bio — Festival da Gastronomia Local, centrado na sustentabilidade e na biodiversidade, está de volta às aldeias históricas de Penha Garcia e Idanha-a-Velha, nos dias 2 e 3 de Outubro. A segunda edição de um evento co-organizado pela Amuse Bouche — Food Storytellers e pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
E, no dia 3, conta com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a partir das 12 horas.
O Arrebita Idanha Bio pretende afirmar-se como um evento de culto no país depois de, em 2020, ter sido distinguido com o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia.
Durante estes dois dias, alguns dos mais icónicos espaços do concelho de Idanha-a-Nova são o palco para a criatividade dos chefs num evento ao ar livre com circuitos de sentido único e acesso controlado.
Em dois dias “de comunhão com a natureza e com as mais antigas tradições e culturas da região, mais de 30 chefs de topo cozinham com mestria os melhores produtos biológicos locais”, refere a organização do evento.
No dia 2, é nas ruas e ruínas de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, que decorre toda a acção. No dia seguinte é a vez de Penha Garcia “deslumbrar os visitantes com os seus milenares moinhos de rodízio”, onde os chefs irão cozinhar pratos inspirados nas tradições da região.
O Arrebita Idanha Bio “valoriza a sustentabilidade e a preservação e dinamização de uma zona rural com um património natural e histórico único no Mundo. Por isso, no dia 2 de Outubro, além dos pratos dos chefs, será também possível visitar um inédito Mercado de Produtores da região”, regionais e biológicos.
Saiba tudo sobre este encontro aqui.
Agricultura e Mar Actual