A Câmara Municipal do Fundão assina amanhã, dia 29 de Julho, um com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) para a realização de actividades nas áreas da fruticultura e horticultura.
O protocolo, que será assinado às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, irá abarcar actividades de investigação aplicada e experimentação, divulgação, formação, apoio técnico e científico de projectos em comum, bem como em candidaturas a projectos de financiamento.
“O Campo Experimental do Município do Fundão terá um papel fundamental na dinamização e no desenvolvimento de projectos comuns a ambas as partes, de forma a contribuir para a qualificação e competitividade do sector hortofrutícola na região”, realça uma nota de imprensa da autarquia.
COTHN
A criação do COTHN correspondeu a uma velha aspiração do sector hortofrutícola nacional, tendo sido apresentado o actual projecto em 26 de Março de 2001, por debate público entre todos os parceiros. O debate público foi promovido pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, em conjunto com as principais organizações privadas do sector hortofrutícola nacional.
Este Centro tem como objectivos promover o desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional, especialmente através da investigação aplicada, melhoria do nível de conhecimentos no sector, aprofundamento da cooperação e das parcerias nas áreas da tecnologia e da organização. Pretende promover uma maior aproximação entre as empresas e a investigação, bem como entre entidades públicas e entidades privadas.
É missão do Centro promover e participar na investigação aplicada; elaborar estudos e planos de desenvolvimento integrado do sector; formar técnicos e dirigentes, em matérias tecnológicas e organizativas; e fornecer assistência ao marketing e gestão das entidades associadas.
Agricultura e Mar Actual