O projecto de cooperação transfronteiriça Atlazul, apresentado no passado dia 15 de Julho em Cádiz, Espanha, quer potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas zonas do litoral Atlântico da Andaluzia e Galiza e das regiões do Algarve e Alentejo.
Com o apoio dos fundos europeus, geridos no quadro do Programa Interreg Espanha Portugal (POCTEP), o projecto visa identificar e promover o potencial do crescimento azul, a investigação e inovação e a transferência de conhecimento.
Por outro lado, no sentido de valorizar as sinergias entre os diversos sectores da economia azul, identificação do potencial de crescimento de cada região, pretende-se criar e definir estratégias regionais de crescimento azul e respectiva governança, bem como lançar as bases para a execução de futuros projectos com fundos europeus.
Este projecto incide nas prioridades territoriais expressadas por aquelas quatro regiões através dos seus respectivos instrumentos de inovação na especialização inteligente nos âmbitos da pesca, a aquicultura, o turismo costeiro, as energias renováveis marinhas, os portos, a indústria naval, os serviços de navegação, a biotecnologia e o meio ambiente litoral.
Região do Algarve presente
A Região do Algarve, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), integra a iniciativa “Atlazul – impulso de uma aliança litoral atlântica para o crescimento azul”, liderada pela Secretaria Geral da Acção Exterior da Conselharia da Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia.
No acto de lançamento da iniciativa, a Região do Algarve esteve presente através do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, da vice-Reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, e de Valentina Calixto, da Direcção de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve.
Na sua intervenção, José Apolinário realçou que nos centramos no “crescimento azul e sustentável em sectores como o portuário, pesqueiro, turismo, construção e reparação de barcos, transporte marítimo e de sectores emergentes como a biotecnologia azul e energias renováveis”, reconhecendo o papel da investigação porque “é muito importante a colaboração científica Alentejo-Algarve-Andaluzia”.
De Portugal, integram o projecto Atlazul a CCDR Algarve, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a CCDR Alentejo, o Sines Tecnopolo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Docapesca — Portos e Lotas.
Agricultura e Mar Actual