Início / Agricultura / Governo dos Açores pretende incentivar produção biológica em todas as ilhas da Região nos próximos quatro anos
Foto: JF/Governo dos Açores

Governo dos Açores pretende incentivar produção biológica em todas as ilhas da Região nos próximos quatro anos

O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou esta quarta-feira, 24 de Junho, que o Governo dos Açores pretende desenvolver, nos próximos quatro anos, novas “dimensões produtivas”, particularmente a biológica, em todas as ilhas dos Açores.

Os Açores contam, actualmente, com 184 produtores biológicos, que produzem em todas as ilhas, ocupando uma área total de 2.376 hectares.

Durante uma conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, para apresentar o ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica – Açores Bio21’, António Ventura explicou que esta iniciativa pretende “capacitar, diferenciar e qualificar o sector agropecuário Açoriano, nesta vertente da agricultura biológica”.

A ser realizado entre Junho e Novembro, nas nove ilhas dos Açores, explicou o governante, este Fórum contará com um “diversificado leque de iniciativas”, tais como Ações de Informação, Seminários, workshops, Visitas Técnicas, BioRoteiros e ‘Showcookings’.

“O sector agroalimentar nos Açores assume uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional”, sustentou António Ventura, defendendo que os agroalimentos açorianos são “um valor autonómico de grande relevância”.

Agricultura sustentável

“A Região deve actuar atempadamente na oferta agroalimentar com mais natureza, mais bem-estar animal, e mais sabores básicos”, sustentou o secretário Regional.

Para o responsável do sector, importa “reposicionar os Açores” no regresso da agricultura como uma nova atractividade económica e “afirmar o seu carácter sustentável”.

Fórum da Agropecuária Biológica

O ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica – Açores Bio21’ pretende promover uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação para o modo de produção biológico.

Para além de apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, adiantou ainda António Ventura, é também intenção desta iniciativa contribuir para “mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias”.

Durante esta semana já decorre a primeira acção neste âmbito, na Ilha das Flores, que engloba um workshop de ‘Iniciação à Horticultura Biológica’, destinada a produtores e consumidores.

O ‘Açores Bio21’ é organizado, em conjunto, pela Federação Agrícola dos Açores, pela Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, pela Cooperativa Bioazorica e pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.