O Ministério do Mar vai fazer um ponto de situação sobre as possibilidades de captura da sardinha até ao final de 2021. Estarão presentes o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda.
Naquele dia será divulgado o parecer do Conselho Internacional para Exploração do Mar (ICES, na sigla em Inglês), que inclui a revisão do aconselhamento sobre as possibilidades de pesca para 2021, em resposta a um pedido feito, em Fevereiro de 2021, pelos governos de Portugal e de Espanha.
No mesmo dia, em reunião da Comissão de Acompanhamento da Sardinha, que reúne as partes interessadas, será apresentada a nova informação sobre o estado do recurso e discutidas as perspectivas para a regulação da pescaria nos próximos meses.
A safra da sardinha em Portugal teve início a 17 de Maio com um limite de capturas de 10 mil toneladas até ao final do mês de Julho. A nova avaliação do ICES sobre o estado do stock que inclui os resultados das últimas campanhas científicas vai permitir fixar as possibilidades definitivas de pesca da sardinha em 2021, para Portugal e Espanha.
Agricultura e Mar Actual