Início / Agenda / Montemor-o-Novo celebra Dia da Gastronomia Sustentável a promover o desenvolvimento agrícola

Montemor-o-Novo celebra Dia da Gastronomia Sustentável a promover o desenvolvimento agrícola

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em parceria com outras entidades, vai dinamizar no dia 19 de Junho no Mercado Municipal um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia da Gastronomia Sustentável. Uma acção no âmbito da Estratégia Alimentar do Concelho – SMEA – Ao Sabor das Estações 2020-2021.

As iniciativas serão realizadas no Mercado Municipal da cidade, incluindo venda de produtos locais, workshops e acções de sensibilização, com o objectivo de promover o desenvolvimento agrícola, a alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.

Pode consultar o programa completo destas iniciativas aqui.

Dia da Gastronomia Sustentável

O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do Mundo.

A ONU afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável: economia, ambiente e sociedade.

A organização diz que o tema também pode ajudar a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, promovendo o desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.

SMEA – Ao Sabor das Estações

Com foco na sustentabilidade, na nutrição e na transformação, o município de Montemor-o-Novo realiza desde 2015 o Programa SMEA — Ao Sabor das Estações.

Esta iniciativa composta por um conjunto de actividades diversas ao longo do ano, e em parceria com várias entidades tem como objectivo promover e incentivar:

  • Praticar no concelho uma agricultura mais amiga do ambiente, preservando assim os recursos naturais existentes, incentivando à poupança de água e à preservação do solo e das espécies autóctones;
  • Promover hábitos alimentares mais saudáveis
  • Reduzir o desperdício alimentar e por outro lado garantir a segurança alimentar no concelho;
  • Promover práticas de consumo mais sustentáveis, dando destaque aos produtos locais e aos circuitos curtos;
  • Promover a economia local, potenciando o desenvolvimento do sector agroalimentar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.