A Câmara Municipal de Mangualde investiu cerca de 100 mil euros na ampliação do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CROI), instalado no Satão e do qual fazem parte também os concelhos de Satão, Penalva do Castelo e Aguiar da Beira.
Esta ampliação permitiu aumentar o número de cercas para abrigar os animais, construir uma nova área para gatil, bem como um parque de exercício para cães. Foram ainda plantadas árvores de forma a oferecer sombra e melhorar o bem-estar animal. Toda esta ampliação foi aprovada pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), salienta a autarquia de Mangualde.
Para assinalar o momento estiveram presentes os presidentes de Câmara Municipal dos quatro municípios associados neste CROI, bem como a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, vice-presidentes e membros da assembleia do CROI dos respectivos municípios.
A Câmara Municipal de Mangualde está ainda neste tema a trabalhar com a Grumapa (Grupo Mangualdense de Apoio e Protecção aos Animais) para nas suas instalações serem criados Parques de Acolhimento de Matilhas e aumentar a capacidade de resposta.
“A problemática dos animais errantes tem crescido ao longo do tempo, gerando problemas de segurança e de saúde pública, suscitando assim respostas por parte da autarquia“, destacou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira.
Agricultura e Mar Actual