O projecto MAIs — Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu e financiado no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género pelo EEA Grants, organizou dois encontros de trabalho com mulheres agricultoras, no Sabugal e S. Pedro do Sul, nos dias 5 e 6 de Maio, respectivamente.
Trata-se de um projecto que pretende aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, contribuindo para a maior visibilidade do seu papel social e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres. É um projecto de intervenção baseado na Teoria da Mudança, que pressupõe a utilização de instrumentos participativos, desde a fase de diagnóstico, à intervenção e avaliação.
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, participou na reunião do grupo focal de São Pedro do Sul, tendo destacado “a importância de projectos deste tipo, que visam a promoção da visibilidade das mulheres e sua participação activa na sociedade, em diversas realidades profissionais e territoriais, sendo a agricultura uma das áreas de maior importância pelo papel fundamental das mulheres agricultoras na manutenção dos sistemas alimentares sustentáveis e dos territórios”.
Segundo as responsáveis pelo projecto, com a realização destas reuniões de grupos focais, num ambiente informal de partilha, o MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior pretende melhorar a compreensão e avaliar o papel que as mulheres agricultoras desempenham na organização da exploração e da família. E, desta forma, conhecer as suas necessidades de formação/capacitação para o desenho de uma intervenção posterior que visa reduzir as desigualdades de género, a dependência económica e aumentar a representatividade das mulheres agricultoras na esfera pública e no desenvolvimento local.
O projecto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior tem como parceiros a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Oikos – Cooperação e Desenvolvimento (ONGD), Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e Sabugal, Associação da Bio-Região (ABRE) de S. Pedro do Sul e Ruralis – Institute for Rural and Regional Research.
Agricultura e Mar Actual